quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Agosto - Três Cigarros e a Última Lasanha ocupa o Espaço Cultural da Barroquinha


Agosto será marcado pelo teatro no Espaço Cultural da Barroquinha. Para abrir o mês, o Ateliê Voador promoveu ações abertas ao público com formações nos temas de processos de montagem, metodologia de atuação e construção cênicas.  Na sexta-feira (07/08), às 18h, a Cia realizaou o primeiro ensaio aberto do próximo espetáculo do projeto Dramaturgias do Atrito, “Três Cigarros & a última Lasanha”, e abriu espaço para bate-papo e discussões acerca do processo de construção cênica e temática.
 Já no sábado (08/08), às 14h, foi realizada a  “Oficina de Metodologia do ator-voador”, que consiste em um treinamento pré-cena, análise da narrativa contemporânea e técnicas de atuação (conceitos como interpretação-presentação-representação) com duração de 4 horas. A oficina tem como objetivo compartilhar o processo de construção técnica de atuação da Cia com a comunidade e conhecer novos atores e será ministrada pelo diretor Djalma Thurler. As duas atividades são gratuitas, mas mediante a inscrição no e-mail atelievoador10@gmail.com com o limite de 30 vagas.

Seguindo a ocupação do Atêlie Voador na Barroquinha, estreou a peça “Três cigarros e a última lasanha” em cartaz de 14 a 30 de agosto, sexta a domingo, sempre às 19h. O espetáculo conta a história de um homem que segue uma rotinha regrada, repetindo rigorosamente os mesmos atos a cada dia. Em um dado momento, em um restaurante executivo no qual habitualmente almoça uma lasanha, ele percebe que a sua mão direita foi decepada, mas não se lembra como isso aconteceu. A última recordação antes do acidente é que tinha fumado o seu terceiro cigarro durante o café. Uma nova mão é implantada, mas ele, com o tempo, inicia um processo de rejeição. O espetáculo é um relato distanciado, feito em primeira pessoa, de um narrador, que incorpora personagens e situações à descrição do último almoço no restaurante costumeiro, quando cigarro e lasanha são interrompidos por algo que lhe decepa a mão. Os autores Fernando Bonassi (Apocalipse 1,11) e Vitor Navas (Souvenirs) se inspiraram no caso verídico de um operário inglês, que sofreu um processo de rejeição ao receber o implante de uma das mãos. A partir daí mergulham na explanação dos motivos que levam este homem sistemático a rejeitar uma parte do corpo que não lhe pertence, mesmo sendo necessária. Sem nunca esclarecerem o ocorrido, mantendo a frieza no exame dos fatos, trabalhando com lacunas de informação que nem sequer permitem que o protagonista se pergunte quem atirou e por quê, os autores recriam o clima de violência absurda, quase casual, que todo morador de uma metrópole conhece bem. O texto de Fernando Bonassi e Victor Navas, Três Cigarros & A Última Lasanha, dá prosseguimento, dentro do repertório da ATeliê voadOR, ao conjunto de solos dos atores Rafael Medrado e Duda Woyda, que juntos já haviam feito Salmo 91, O diário de Genet e Coral: uma etno[cena]grafia.

SERVIÇO:
Local:  Espaço Cultural da Barroquinha nos valores 
Temporada:  14 a 30 de agosto (sexta a domingo)
Horário: 19h
Investimento: R$ 30,00/ R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário