quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Mazai Camiseteria estampa a arte que vem das ruas em Salvador



Criada há apenas quatro meses, a Mazai Camiseteria traz para a capital baiana um pouco dos hábitos do seu povo quando o assunto é estilo, oralidade e respeito as tradições religiosas.Numa entrevista na Praça do Imbuí, o diretor de arte e ashogun de Oyá Mazai Mozart contou para o blog Notícias Central Black “ as dores e as delícias” de ser um negro empreendedor individual  aos 26 anos na terra dos encantos e axé.

Central Black (CB): Como nasceu a Mazai Camiseteria?!

Mazai Mozart (MM): A Mazai Camiseteria é uma empresa que nasceu há apenas quatro meses  e ela surge com um novo conceito de valorização da originalidade. A gente se utiliza dos arquétipos africanos e as gírias e jargões que as pessoas utilizam na sua fala diária nas comunidades . A linguagem da forma que ela é dentro da sua realidade. Desta forma, pretendemos valorizar a oratória dessa galera, pois termina sendo um forte símbolo de resistência de uma comunidade bem como trazemos também uma força também oriunda de nossos ancestrais africanos. Trazemos tudo isso conosco. Não temos motivos para “ guardar” a forma a qual falamos já que junto com ela trazemos uma riqueza tão imensa.

CB: Como a Mazai Camiseteria trabalha estes “ arquétipos africanos” ?

MM: Com relação aos tais “arquétipos africanos” , nós da equipe de produção da Mazai Camiseteria temos a intenção de falar “ de gente pra gente e dos olhos para os olhos” e não somente para a apropriação de cultura pois quando nós falamos de candomblé e nós falamos de periferia, eu sou de candomblé e sou também de periferia e falo com propriedade disso ,retratando elementos que representem os orixás . Elementos estes que rememorem , remetam , respeitem as noções que temos daquele orixá.

CB: Qual o conceito da Mazai Camiseteria?!

MM: Trazemos o conceito da simplicidade. Isso é tão forte dentro de nós da Mazai Camiseteria que a nossa identidade visual são caixotes de feira pois Mazai Camiseteria é isso. É ser simples . É ser natural. É trazer o que você tem de melhor . São coisas populares. É o samba, é o arrocha , é a cerveja no domingo , é você está numa feira comendo “mocófato”. Tudo isso nos remente a riqueza e a simplicidade da Mazai Camiseteria em Salvador.

CB: Como você enxerga o mercado de camiseteria em Salvador?!

MM: Eu vejo que agora estamos entrando neste mercado com mais força em Salvador  no intuito de estar descentralizando estas grandes empresas/industrias  de vestuário. A gente cria na verdade “essa coisa” de economia criativa com o intuito de está sobrevivendo. A intenção é de estimular as pessoas às outras formas de vestuário. É de não pagar R$80 ou R$90 numa camisa e começar a produzir coisas de tão qualidade quanto estas camisas de grife , cobrando preços acessíveis às pessoas que possam estar pagando . Pessoas de comunidade e que também tem bom gosto e prezam também por qualidade. Tem muito daquela “ coisa” da lógica de você empreender. De você se virar. De você sair da sua zona de conforto , daquela “ coisa estática” e você está começando a criar estratégias e possibilidades de movimentar o mercado de consumo sabendo que você , desta vez, é o protagonista da história – o empreendedor .

CB: Como a Mazai Camiseteria sobrevive?!

MM: A Mazai Camiseteria sobrevive da venda das camisas e , agora também , dos vestidos que são produzidos , além de alguns trabalhos que eu produzo como diretor de arte para conseguirmos “ receita financeira” além do apoio das pessoas que fazem essa “ proliferação” da marca comprando e divulgando. Desta forma , tudo acontece como um “ efeito dominó” , “ efeito cascata” . Nossa empresa tem dois colaboradores que é a Mara e Omin Olandê que estão comigo desde o início e são pessoas que eu me dedico a eles desde sempre. Estamos sempre juntos nos momentos ruins e nos momentos bons. Participamos juntos das feiras, exposições e eventos privados. Comemorando juntos as 100 primeiras camisas vendidas quando começamos e tudo mais. Enfim em tudo, tudo mesmo.

CB: Quem é Mazai?! Como você define esse empreendedor?!

MM: Mazai é simplesmente esse “ reles mortal” , eu costumo dizer assim, de 26 anos com MBA em  Marketing  pela Universidade Católica de Brasília , graduado em Marketing  pela Universidade Católica em Salvador  . Mazai mora no Pernambués e convive com as comunidades do Tancredo Neves, Estrada das Barreiras, Mata Escura, Castelo Branco, Pirajá entre muitas outras comunidades e termina entendendo um pouco dessa “ linguagem urbana” .E foi a partir daí ,dessa ânsia de transformar essa a “identidade visual”  em moda, que a Mazai Camiseteria tomou forma e ganhou as ruas. Para nossa participação nas feiras, exposições ou encomendas/compra de vestidos personalizados é só entrar em contato conosco : mazaicamiseteria@gmail.com (71) 9327-2300 (whatsapp)  


Um comentário:

  1. Visto essa marca desde quando começou! A mazai camiseteria fala a lingua do povo... É feita pelo povo e para o povo! Tecidos maravilhosos e tem tudo a ver com a simplicidade de quem vive com pé no chao... Sem perder a fé e o gingado! Muito sucesso pra vocês!!!!
    Matheus Costa.

    ResponderExcluir