segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Negro Davi X Negro Davi na Bahia



Música , atitude e ação. Estas são as as palavras que definem a personalidade do músico " Negro Davi " como é conhecido pelas ruas da Bahia. Nascido no Pernambués ,filho de pai torneiro mecânico e mãe auxiliar de cozinha , Davi é um referencial de resistência para sua família.Atualmente o rapper estuda o 2 º semestre do Curso de Serviço Social na Faculdade Visconde de Cairu. Em entrevista ao Notícias Central Black , o rapper conta um pouco de sua vida e suas aspirações profissionais . Confiram! 



CB : Como nasceu o rap na sua vida ?!

Negro Davi : Minha infância foi marcada com muita luta. Fui criado sem a presença de meu pai. Recebi uma  bela educação de minha mãe e minhas irmãs , por isso que valorizo e sei um valor de uma mulher na construção do meu caráter. Não posso esquecer de meu irmão Gutenberg que partiu muito cedo pra ficar  com Deus . Gutenberg , junto com minha mãe , ajudou  a construir nossa casa vendendo chocolate dentro do ônibus  aqui em Salvador.
 Completei   o 2º grau no Colégio Polivalente no bairro do Cabula . Lembro que eu ia andando  ou de bicicleta para economizar o dinheiro do transporte.  Comecei a ouvir Racionais Mc,s e  Sabotage. Eu ouvia as fitas no rádio que  era do meu irmão e da minha laje  os vizinhos passavam  na rua e me chamavam de maluco . (risos)
Quando passei a ser convidado para participar dos programas de  televisão , os mesmos vizinhos passaram a apertar a minha mão. Daí em diante passei a pesquisar o ritmo  e  me envolver com o movimento de minha cidade. Participei de um Festival  do CEPAH no Colégio Estadual Raphael Serravalle (Pituba) que serviu de incentivo para dar um ponta pé inicial em minha carreira e militância.


CB : Qual  foi o seu primeiro trabalho como rapper?!

Negro Davi: Durante o Festival do Cepah, escrevi uma música que tinha como tema a gravidez da minha irmã.   Naquele momento senti a necessidade de expressar a minha realidade. A partir dali, graça a Deus, já cantei em várias comunidades daqui de Salvador como Liberdade ,Curuzu, Pernambés,Cabula, Pelourinho,Santa Monica ,Sussuarana, Ribeira ,Lapinha ,Maragojipe, Fazenda Coutos ,Narandiba, Nordeste de Amaralina e muitas outras comunidades que passei e nossa mensagem ficou no coração das pessoas .De lá pra cá, tenho sido convidado para dar palestras e cantar em faculdades como a Universidade Federal da Bahia ( UFBA) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) além das escolas estaduais e municipais .

Em Novembro de 2014 tive a oportunidade de dividir o palco com minha amiga Yzalu (São Paulo) no evento realizado pela Secretaria de Cultura, Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI). Ela veio a Salvador para fortalecer o nosso projeto logo após ouvir minha entrevista na Band News São Paulo. 

CB : Você já gravou quantos CDs independentes?!

Negro Davi: Gravei 2 cds, sendo que no segundo eu  fiz uma releitura do primeiro e gravei algumas faixas com a banda . A música "Ela tá de saruel"" foi uma mistura que eu fiz de rap com samba . A aceitação nas ruas da minha comunidade , na minha família e nas rádios também foi incrível. 
O grande desafio de um rapper negro empreendedor em Salvador é justamente esse. Encontrar pessoas que valorizem  o meu trabalho e  que entenda que mesmo com a nossa militância, precisamos  alimentar nossos sonhos e  manter um trabalho de qualidade para servir de exemplo para os jovens que acreditam no rap como forma de mudar suas vidas. Enfrentamos  muitas dificuldades. Acredito que com a nossa organização , nossa união musical, conseguimos derrubar todas essas barreiras . A cada dia que acordamos é uma chance que ganhamos pra mudar.

CB : Você promove ou já promoveu alguma atividade social como rapper ?!

Negro Davi : Atualmente estou atuando em defesa dos trabalhadores da região do agreste da Bahia pelo Sindilimp Agreste . Aos  sábados estou apresentando o programa de rádio chamado  " Hip-hop Vai Além " e também gravo sempre programas na Rede Ativa na TV Web .Produzimos entrevistas para a população com artistas e personalidades de importância no Brasil. Palestras e oficinas em escolas, Concurso de Beleza Negra para comunidade, Shows de Rap com arrecadação de  alimentos para a comunidade ,  assistência de moradores para serem atendidos em orgão públicos municipais e estaduais , promoção de  "Caminhada da Consciência Negra " , Jogos Solidários e encaminhamento de  pessoas para o  mercado de trabalho com o apoio do Sindilimp(BA).


CB : Quais os projetos que você integrará  para os próximos meses  em Salvador ?!

Negro Davi : Estou empenhado em levantar apoiadores para a execução dos " Jogo Solidários" em Salvador .Este projeto é parte da ação social  que vai reunir a galera do hip-hop e jovens que conheço de projetos de futebol nas comunidades. Também tenho a intenção de gravar um  um curta metragem sobre a minha vida  e gravar um novo cd reunindo  amigos de outros estilos musicais que se identificam com o meu som. Palestras para a juventude negra da capital baiana e apresentação de meu trabalho musical em espaços público/privados também estão sendo agendados. Aguardem. 

CB :Que letras você gostaria de cantar  no futuro aqui na Bahia ?! 

Negro Davi :  Eu acho que  eu já estou cantando o que eu  gosto.  Falei da  "Revolta Escrava"  letra que saiu do livro " Hip-hop - Educação e Poder"  lançado esse ano por Ivan Messias, Também tenho a liberdade de misturar samba com rap e vem  muita coisa por aí na Primavera. Meu nome é Davi .
Quem sabe  " rola" uma música que vai falar da vitória que Deus deu  ao Rei Davi? Um menino simples que derrubou um gigante e se tornou  rei de Israel. 
Contrato para shows,projetos e palestras: negrodavidorap@hotmail.com 







Um comentário: