domingo, 20 de setembro de 2015

Carnaval 2016 - Bloco Afro Ilê Aiyê realiza palestra "Recôncavo Baiano é Afrodescendente"





O Dirigente do Bloco Afro Ilê AiyêAntônio Carlos dos Santos, o Vovô anunciou o tema do Carnaval 2016, Recôncavo Baiano.  O bloco afro é símbolo de resistência e visibilidade do povo negro. Desde a sua fundação, em 1974, caminha de maneira firme para a preservação, valorização e ampliação da cultura afro-brasileira, sendo, assim, um verdadeiro patrimônio e uma referência fundamental para o movimento negro.
“É até tardia a escolha do Recôncavo Baiano como tema. Já chegamos a mostrar estados brasileiros considerados brancos onde descobrimos manifestações culturais, terreiros de candomblé, tudo para mostrar a presença negra forte, contribuindo para a construção da civilização brasileira. Agora chegou a hora de reconhecer esse legado africano, que é o Recôncavo, que significa, na verdade, olhar para nós mesmos. Assim voltamos ao nosso local de origem, onde tudo começou, para contar a nossa história, e assim o Ilê Aiyê chega a sua maturidade e enxerga a si mesmo”, disse Arany Santana, membro da diretoria do Ilê Aiyê.

O Recôncavo passa a ser alvo de pesquisa para a produção de apostilas de estudo, que vão inspirar, por exemplo, a criação de canções, pois o Festival de Música Negra do Ilê Aiyê a ser realizado em dezembro escolherá três canções, na Categoria Tema para entrar no repertório do bloco. O assunto também vai fazer parte de atividades educativas na Escola Mãe Hilda, além de ser estampado na fantasia do bloco e estar entre as homenagens da Noite da Beleza Negra, na escolha da Rainha.

Na Próxima quinta-feira (24), a partir das 19h, na Senzala do Barro Preto, Sede do Bloco Ilê Aiyê, que fica na Rua do Curuzu, Liberdade, vai acontecer a palestra sobre o tema do bloco para o carnaval 2016, "O Recôncavo Baiano é Afrodescendente", com o Professor, compositor e atual Secretário da Cultura da Bahia, Jorge Portugal. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário