segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Luz, Câmera e Natan Fox


O mercado fotográfico em Salvador cresce a passos largos e o empreendedorismo negro tem visto boas oportunidades de negócios usando talentos de todas as idades  registrando imagens cada vez mais lindas de todos os setores de entretenimento em Salvador .Para conversar um pouco sobre o assunto,  o blog Central Black convidou o fotógrafo Natan Fox para um “ping- pong” sobre o assunto.
Central Black :Quem é Natan Fox ?
 Natan Fox: Eu sou fotografo de publicidade, e por vezes, de moda .Tenho 27 anos e uma filha de 7 anos. Meu pai é um pintor com quase 100 exposições em toda Europa e EUA .Minha mãe é dona de casa e artesã. Eu vivi minha infância e juventude no subúrbio de Salvador.
CB:Como nasceu a fotografia na sua vida ?!
NF :Conheci a fotografia em 2007, através do fotografo holandês Jurriaan Hoefsmit. Voltei ao Brasil, brincava clicando com uma câmera compacta, até que um ano mais tarde eu comprei uma Nikon D40. Mas comecei a fotografar profissionalmente em 2009.
CB:Qual  foi o seu primeiro trabalho como fotógrafo ?!
NF :Hummmm. Bem! Meu primeiro trabalho como fotografo foi um casamento. A cliente era uma amiga, procurava um fotógrafo e eu falei que era fotógrafo mesmo sem ter experiência alguma. Algo totalmente arriscado e que não aconselho ninguém a fazer. No final, a cliente gostou das fotos e eu me safei dessa. (risos)
CB:Quais os desafios de um fotógrafo negro microempreendedor individual nessa Salvador atual ?!
NF: Essa é uma boa pergunta. Acho que os meus desafios são os mesmos de qualquer pessoa negra que tentar subir socialmente em uma cidade racista, e com mercados tão fechados, como é o caso de Salvador. Eu não lembro de nenhum outro fotografo de publicidade  negro em Salvador. Isso para mim é um tanto assustador. Entrar no mercado foi talvez a parte mais complicada. Por sorte minhas fotos tiveram uma aceitação boa e as pessoas começaram a citar meu nome quando se precisava de um fotógrafo. Eu trabalhei para uma revista de moda em Aracaju (hoje extinta) e agora colaboro em algumas agências de publicidade em Salvador.

CB: Você promove ou já promoveu alguma atividade social como fotógrafo?!  
NF: Quero em breve fazer trabalhos com um tema sociopolítico, seja na fotografia, ou no cinema (algo que eu pretendo para breve).


O blog Notícias Central Black pesquisou a vida deste jovem fotógrafo e encontrou um grupo  de captação de  doações de colaboradores que queiram apoiar o Projeto de Elaboração de Fotografia de moda numa comunidade remanescente Quilombola no Recôncavo Baiano. O projeto tem como objetivo promover a valorização da beleza de mulheres negras moradoras do recôncavo baiano em especial habitantes de comunidades tradicionais



Nenhum comentário:

Postar um comentário