quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Roda de conversa sobre “O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas”


Roberto Mendes, Ludmylla Lima, Jorge Portugal, artistas e produtores participam do evento aberto, sábado, dia 3.10, no Palacete das Artes
Artistas baianos, produtores, convidados e interessados farão parte de uma roda de conversa sobre “O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas”, neste sábado (3.09), às 16h, no Palacete das Artes (Graça). A discussão vai reunir o secretário de Cultura do Estado, professor Jorge Portugal, a representante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Ludmylla Lima, e o cantor e compositor Roberto Mendes, que após a sua palestra fará um pocket show. O ingresso é grátis.
A ação #MusEuCurtoMúsica no Palacete das Artes, equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), integra o projeto #MusEuCurto #MusEuCurtoArte, de dinamização artística de museus, realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidades da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Coleção Claudio Masella
Esta será a quarta ação de desdobramento da exposição Bahia é África Também – Coleção Claudio Masella (recorte do acervo pertencente ao Solar Ferrão/Dimus), no Palacete das Artes. Além da itinerância de um segmento da coleção, a FUNCEB vem buscando despertar a atenção do público para a relação entre o acervo com matriz africana e linguagens artísticas desenvolvidas por agentes culturais da Bahia.
O primeiro encontro, no dia 29 de agosto, recebeu a professora Lisa Earl Castillo para falar sobre “Contatos entre a África e a Bahia no século XIX: viajantes atlânticos do terreiro da Casa Branca”; no segundo, dia 10 de setembro, a professora Yeda Castro discutiu “A nossa língua africana”; e o terceiro, realizado no dia 19 de setembro, reuniu atores, diretores e produtores para debater “O universo Afrodescendente no Teatro Baiano”.
SERVIÇO:
Roda de conversa sobre “O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas”
Quando: 3 de outubro, das 16h às 18h
Onde: 
Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça
www.palacetedasartes.ba.gov.br
(71) 3117-6984/6997
Assessoria: Cleide Nunes | (71) 9974-5858
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h
sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Fonte:Ascom Funceb

Nenhum comentário:

Postar um comentário