sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ilê Aiyê desfila três dias neste Carnaval com o tema “O Recôncavo é Afrodescendente”

Bloco afro sai nos circuitos Mãe Hilda (sábado) e Osmar (segunda e terça), e ainda promove desfile infantil com a Band’Erê no domingo


Berço de grandes personalidades negras e celeiro de inúmeras manifestações culturais e terreiros de candomblé, o Recôncavo Baiano é a inspiração do Bloco Ilê Aiyê para os desfiles deste Carnaval. Com o tema “O Recôncavo Baiano é Afrodescendente”, o Mais Belo dos Belos vai para as ruas com o propósito de homenagear a região que hoje abriga uma população formada por 80% de negros e é palco de um poderoso sincretismo religioso.

A abertura dos festejos acontece no sábado (6), quando o bloco afro promove um dos momentos mais esperados do Carnaval de Salvador: a saída do Ilê no circuito Mãe Hilda, que compreende o trecho entre a ladeira do Curuzu e o Plano Inclinado da Liberdade. O tradicional cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu.



Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (7), em direção a Praça da Piedade. Ainda no domingo, o Ilê volta a animar as ruas do Curuzu, mas desta vez com a Band’Erê - grupo infantil oriundo da escola de canto, dança e percussão da entidade – que irá puxar um bloco voltado às crianças da comunidade.

Já na segunda (8) e na terça-feira (9) de Carnaval, o Ilê Aiyê leva o seu espetáculo cênico-musical novamente para o circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band’Aiyê, o bloco vai sair acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval. Logo após as alas das baianas e das dançarinas, virá a ala temática composta por integrantes de diversos grupos de manifestações culturais oriundas da região do Recôncavo baiano. 

Em seguida, vem o carro da rainha, que trará a recém eleita Deusa do Ébano 2016, Larissa Oliveira, acompanhada das princesas Daniele Nobre (2˚ lugar) e Sílvia Santos (3˚ lugar). Esta é a segunda vez consecutiva em que a segunda e terceira colocadas do concurso desfilam durante o Carnaval ao lado da grande vencedora da Noite da Beleza Negra.

Mais adiante, vem a ala de canto do Ilê Aiyê com os seus  quatro vocalistas: Iana Marucha, Iracema Kilyane, Marcos Costa e Jauncy Ojum Bará. Juntos, eles vão animar e encantar os foliões ao apresentar seu festejado repertório com as canções que celebram a história do mais antigo bloco afro do Brasil, que completou 42 anos no último dia 1º novembro.  E para fechar o desfile à altura,  o Ilê leva para avenida 60 músicos que vão compor a ala de percussão da sua luxuosa Band’Aiyê.

SERVIÇO:

1º Dia – 06/02/16 (Sábado)
Circuito Mãe Hilda.
Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade.
Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (06/02), saindo da Vitória  em direção a Piedade.

2º Dia – 07/02/16 (domingo)
Circuito Mãe Hilda
Com a Band’Erê, a partir das 17h.

3º Dia - 08/02/15 (Segunda)
Circuito  Osmar
Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)
Saída prevista: 18h

4º Dia – 09/02/15 (Terça-feira)
Circuito  Osmar
Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)
Saída prevista: 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário