sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ilê Aiyê reúne representantes dos maiores blocos afros de Salvador em ensaio geral neste sábado, 30

Cortejo Afro, Olodum, Muzenza e Malê de Balê estão entre as atrações do último evento do Mais Belo dos Belos antes do Carnaval


O Ilê Aiyê realiza neste sábado, 30, o seu último ensaio antes do Carnaval, reunindo representantes dos maiores blocos de matriz africana de Salvador, para uma verdadeira noite de celebração à cultura afro, na Senzala do Barro Preto (Curuzu). Na ocasião, os grupos Cortejo Afro, Olodum, Muzenza, Malê de Balê e a anfitriã Band’Aiyê vão mostrar toda a musicalidade, religiosidade, apelo social e beleza negra que eles têm em comum.

No Ensaio Geral do Ilê Aiyê quem faz as honras da casa é a dona da festa. Responsável pelo show de abertura, a banda do bloco afro mais antigo do Brasil vai apresentar uma repertório recheado de clássicos como “Pérola Negra”, “Deusa do Ébano” e “Negrume da Noite”, além das novas canções que vão levar para avenida este  ano, com letras relacionadas ao tema do Ilê deste Carnaval: “O Recôncavo é Afrodescendente”. 

Em seguida, o Cortejo Afro sobe ao palco para animar o público com um repertório que inclui sucessos como "Combustível", "Vou Sambar", "Reze” e “Ageumbó", além de releituras de clássicos da MPB. Logo após, Band’Aiyê realiza o segundo momento da sua apresentação, quando irá dividir o palco com o Olodum, o Muzenza e o Malê de Balê, além do cantor Roy (ex-vocalista da banda O Círculo). 

Estreia – O último ensaio do Ilê Aiyê também reserva espaço para estreia, já que a nova Deusa do Ébano, Larissa Oliveira, fará a sua primeira apresentação como rainha do bloco afro neste sábado, 30. Larissa foi eleita Deusa do Ébano 2016 no último dia 16, durante a 37ª edição da Noite da Beleza Negra, que nomeou também Daniele Nobre (2˚ lugar) e Sílvia Santos (3˚ lugar) como princesas do bloco afro.

SERVIÇO:
Ensaio Geral do Ilê Aiyê
Data: 30/01 (sábado)
Local: Senzala do Barro Preto (Curuzu)
Horário: 22h
Shows: Band’Aiyê e Cortejo Afro
Participações: Olodum, Muzenza, Malê de Balê e Roy (ex-vocalista da banda O Círculo).
Ingressos: R$ 30 (pista) e R$ 50 (Camarote)
Vendas: Senzala do Barro Preto (Curuzu) e Boutique do Ilê Aiyê (Pelourinho)


Ilê Aiyê desfila três dias neste Carnaval com o tema “O Recôncavo é Afrodescendente”

Bloco afro sai nos circuitos Mãe Hilda (sábado) e Osmar (segunda e terça), e ainda promove desfile infantil com a Band’Erê no domingo


Berço de grandes personalidades negras e celeiro de inúmeras manifestações culturais e terreiros de candomblé, o Recôncavo Baiano é a inspiração do Bloco Ilê Aiyê para os desfiles deste Carnaval. Com o tema “O Recôncavo Baiano é Afrodescendente”, o Mais Belo dos Belos vai para as ruas com o propósito de homenagear a região que hoje abriga uma população formada por 80% de negros e é palco de um poderoso sincretismo religioso.

A abertura dos festejos acontece no sábado (6), quando o bloco afro promove um dos momentos mais esperados do Carnaval de Salvador: a saída do Ilê no circuito Mãe Hilda, que compreende o trecho entre a ladeira do Curuzu e o Plano Inclinado da Liberdade. O tradicional cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu.



Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (7), em direção a Praça da Piedade. Ainda no domingo, o Ilê volta a animar as ruas do Curuzu, mas desta vez com a Band’Erê - grupo infantil oriundo da escola de canto, dança e percussão da entidade – que irá puxar um bloco voltado às crianças da comunidade.

Já na segunda (8) e na terça-feira (9) de Carnaval, o Ilê Aiyê leva o seu espetáculo cênico-musical novamente para o circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band’Aiyê, o bloco vai sair acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval. Logo após as alas das baianas e das dançarinas, virá a ala temática composta por integrantes de diversos grupos de manifestações culturais oriundas da região do Recôncavo baiano. 

Em seguida, vem o carro da rainha, que trará a recém eleita Deusa do Ébano 2016, Larissa Oliveira, acompanhada das princesas Daniele Nobre (2˚ lugar) e Sílvia Santos (3˚ lugar). Esta é a segunda vez consecutiva em que a segunda e terceira colocadas do concurso desfilam durante o Carnaval ao lado da grande vencedora da Noite da Beleza Negra.

Mais adiante, vem a ala de canto do Ilê Aiyê com os seus  quatro vocalistas: Iana Marucha, Iracema Kilyane, Marcos Costa e Jauncy Ojum Bará. Juntos, eles vão animar e encantar os foliões ao apresentar seu festejado repertório com as canções que celebram a história do mais antigo bloco afro do Brasil, que completou 42 anos no último dia 1º novembro.  E para fechar o desfile à altura,  o Ilê leva para avenida 60 músicos que vão compor a ala de percussão da sua luxuosa Band’Aiyê.

SERVIÇO:

1º Dia – 06/02/16 (Sábado)
Circuito Mãe Hilda.
Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade.
Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (06/02), saindo da Vitória  em direção a Piedade.

2º Dia – 07/02/16 (domingo)
Circuito Mãe Hilda
Com a Band’Erê, a partir das 17h.

3º Dia - 08/02/15 (Segunda)
Circuito  Osmar
Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)
Saída prevista: 18h

4º Dia – 09/02/15 (Terça-feira)
Circuito  Osmar
Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)
Saída prevista: 18h

Inscrições até 15/02 para grupos de cultura popular da Bahia

Estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para os grupos de cultura popular da Bahia interessados em participar da Mostra Itinerante de Culturas Populares. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site www.mostraculturaspopulares.com.

Podem participar grupos que desenvolvam e contribuam para expressões das culturas populares baianas em trabalhos coletivos de música e/ou artes cênicas. Serão selecionados nove grupos que irão se apresentar em três cidades da Bahia. Os grupos devem ter no mínimo dois anos de existência, mas não precisam ter registros oficiais. Será necessário comprovar as apresentações por meio de fotos, vídeos e notícias.

A Comissão de Seleção da Mostra Itinerante escolherá no máximo seis grupos com até 10 integrantes e três grupos com mais de 11 integrantes. Confira o regulamento completo e inscreva-se. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mculturaspopulares@gmail.com.

A mostra

A Mostra Itinerante de Culturas Populares tem como objetivos fomentar manifestações das culturas populares brasileiras e baianas para além dos limites de suas comunidades de origem. O evento conta com apresentações artísticas e de filmes em Salvador, Santo Amaro e Itabuna, em março, abril e maio, respectivamente. Além disso, serão oferecidas gratuitamente duas oficinas: uma de formação em audiovisual e outra com mestres de culturas populares, com o intuito de fomentar a produção de vídeos e o interesse da comunidade local pelo cinema, identidade e cultura.

Solar realiza edição de verão do Domingo no Parque

urante o dia 31, a partir das 10h, serão realizadas diversas atividades para esquentar o domingo de toda a família.


Como parte da programação do Verão no Solar 40°, o Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela SecultBA, realiza mais uma edição do Domingo no Parque!, no último domingo do mês (31), a partir das 10h. Durante o encontro serão realizadas diversas atividades lúdicas, como contação de história, muita música, brincadeiras e pinturas, tudo isso para alegrar o domingo no Parque Solar Boa Vista.

A abertura será iniciada às 10h da manhã com um café da manhã colaborativo e uma série de atividades: intervenção de jardinagem, confecção de máscaras de carnaval e banho de mangueira com o GRID – Grêmio de Integração de Deficientes; contação de história com o GrupUsina de Teatro e intervenção musical com o Dj Danilover.

A partir das 11h, o Clube da Lulu realiza oficinas de pinturas e muita brincadeira para animar a criançada. Quem também marcará presença durante o domingo é a Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon, que realizará atividades e leituras com crianças, jovens e adultos.

Para quem quer aproveitar o domingo e praticar alguma atividade física, a Associação Baiana de Parkour (ABAPK) realizará uma oficina de Parkour para iniciantes, com o facilitador Gustavo Ivo, que desenvolverá dinâmicas, técnicas e conhecimentos sobre a arte do deslocamento. A atividade é gratuita e aberta a qualquer pessoa a partir dos 12 anos.

E embalando o domingo com muita música, o grupo de rap Só Gastando, o MC Kwaza e a banda Sementes do Engenho, grupos locais do Engenho Velho de Brotas, realizam uma apresentação musical com um repertório que denuncia a realidade social das comunidades periféricas, enaltecendo a paz e o bem estar social com muita musicalidade.


Confira a programação completa:
10h: Abertura da programação com Café da Manhã colaborativo
10h - 14h: Biblioteca Móvel - Fundação Pedro Calmon
10h - 14h: Intervenção de jardinagem, confecção de mascaras e grito de carnaval com
banho de mangueira  - GRID
10h - 14h: Slackline com Fucho
10h - 14h: Intervenção Musical - Dj Danilover
10h - 10h40: Contação de História com o GrupUsina de Teatro
10h30: Oficina de Parkour para iniciantes a partir dos 12 anos + Treino aberto - Associação Baiana de Parkour
10h45 - 11h30: Recital Poético com o Milsoul Santos Música e Poesia
11h - 13h30: Brincadeiras e Pinturas com o Clube da Lulu
11h45 - 12h15: Apresentação Musical Sementes do Engenho
12h30 - 14h: Apresentação Musical Grupo de Rap "Só Gastando" + Mc Kwanza PL

Mais Informações:
Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas.
Telefone: 71 3116-2000

Cortejo Afro receberá Larissa Luz e O Quadro em seu último ensaio da temporada


O Cortejo Afro realiza Ensaio Geral, nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, no Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho, a partir das 21 horas. Durante o show, a banda receberá Larissa Luz e a banda OQuadro para participações especiais, e apresentará as fantasias do Bloco Cortejo Afro para o carnaval 2016.

Este ano, o Bloco levará para o carnaval o tema “Oxum - A Dona do Colar de Ouro”, reafirmando, desta forma, seu compromisso com a questão da estética e da elegância, e desfilará sexta-feira (05/02), no circuito Avenida, domingo e segunda-feira (07 e 08/02), no circuito Barra-Ondina.

No repertório do show, além das composições como Combustível, Vou Sambar, Reze e Ageumbó, já consagradas pelo público, serão apresentadas as músicas tema do ano e releituras de clássico da MPB que irão garantir a animação, fazendo o público cantar, dançar e se divertir.

Este projeto é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro e conta com os apoios do Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e os patrocínios da Bahiatursa, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

Cortejo Afro – Foi criado em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.
O Bloco foi idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há mais de 30 anos, desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A entidade, envolvida com esta proposta, desenvolve trabalhos sociais junto a sua comunidade durante o ano inteiro.
Serviço:
O quê: Ensaio Geral do Cortejo Afro.
Quando: Segunda-feira, 01/02/2016.
Onde: Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho / Salvador – Bahia.
Horário: 21 horas.
Quanto: R$60,00 (inteira), R$30,00 (meia-entrada). Vendas: Ticketmix (Shopping Barra e Shopping da Bahia), Samba Vivo (Shopping Piedade e Shopping Liberdade), site www.centralblack.com.br e no local.
Realização: Entidade Cultural Cortejo Afro.
Apoio: Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Patrocínio: Bahiatursa e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.