O evento faz uma homenagem ao professor e antropólogo Vivaldo da Costa Lima, falecido em 2010, um dos maiores estudiosos da cultura africana na Bahia
Rodas de capoeira, campeonato de pipas, aulões abertos e oficinas de grafite marcam a comemoração pelo Dia das Crianças que o Projeto Mandinga promove no próximo dia 17 de outubro (sábado), das 8h às 17h. Com atividades concentradas na sede do Mandinga e na Praça Pastores da Noite, ambas localizadas na Rua das Laranjeiras, no Pelourinho, o evento tem como pano de fundo uma homenagem ao antropólogo e professor Vivaldo da Costa Lima.
Alunos e professores de escolas da rede pública localizadas na região do Centro Histórico e crianças da comunidade do Pelourinho marcarão presença no encontro que é aberto a toda comunidade. Além de oficinas para brincar e aprender, o evento também irá levar para as crianças o nome de Vivaldo da Costa Lima, um dos principais estudiosos da cultura africana na Bahia, falecido em 2010, que será o grande homenageado do dia.
“O que pretendemos é levar para as crianças, além da alegria pela comemoração, conteúdo cultural e artístico. A nossa homenagem ao professor Vivaldo busca despertar nelas a curiosidade para histórias de pessoas de grande relevância para a comunidade em que vivem”, destaca Mestre Sabiá, à frente do Projeto Mandinga.
A comemoração será dividida em três grandes momentos: Griô sobre a vida de Vivaldo; oficina de grafite “O Pelourinho sob o Olhar de Vivaldo” e campeonato de pipa patrocinado e com a participação do publicitário e amigo Duda Mendonça. O evento será encerrado com uma grande roda de capoeira com Mestre Sabiá e grandes mestres da Bahia.
O HOMENAGEADO - Vivaldo da Costa Lima, falecido em 22 de setembro de 2010, foi professor emérito e docente aposentado da UFBA, um dos principais estudiosos da cultura africana na Bahia, ao lado de Pierre Verger, e um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Foi também fundador e diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), sendo um dos principais responsáveis pelas obras de recuperação do Pelourinho.
Mais que um professor e mestre de gerações, professor Vivaldo não se conformou em ser apenas um acadêmico, buscou interferir na realidade e assim tornou-se fundador e Diretor da Fundação do Patrimônio Artístico e
Cultural da Bahia, envolvendo-se na linha de frente da restauração e valorização do Pelourinho. Deixou sua marca ao romper com a mentalidade de
restaurar patrimônios urbanos com exclusão social, e assim criou no Pelourinho o que denominou uma "universidade do fazer", aliando teoria e prática, envolvendo uma equipe multidisciplinar.
O Dia da Criança é uma realização do Projeto Mandinga - Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura, representada pelo Mestre Sabiá, com apoio da CCPI – Centro de Culturas Populares e Identitárias.
SÁBADO :: 17 de OUTUBRO
10:00h – Contando a história do professor Vivaldo – Prof. Ericivaldo Veiga
10:30h - Oficina de Grafite – “O Pelourinho sob o olhar de Vivaldo”
...........................................................
13:00h – Campeonato de Arraias - Homenagem a Valmir “dois Mundos”
15:00h – Vivência de Capoeira e Roda Infantil