terça-feira, 15 de dezembro de 2015

IFÁ Afrobeat e Sandyalê fazem show no Pelourinho neste sábado, dia 19



Ainda comemorando a vitória no edital Bahia do Natura Musical 2015 para gravação do seu primeiro disco, a banda IFÁ Afrobeat leva seu som para o Pelourinho neste sábado, dia 19, às 19 horas. Para completar o burburinho, o palco do Largo Pedro Archanjo recebe na mesma noite a cantora e compositora sergipana Sandyalê, que também apareceu como destaque no Natura Musical na categoria Voto Popular, ficando em terceiro lugar com mais de 150.000 votos do público.

Então a noite promete um delicioso mergulho no universo do Afrobeat, dub, reggae, funk e no ritmo do Ijexá, que a IFÁ faz com maestria, tendo como brinde o som com influências da música popular nordestina e do reggae da gypsy jazz, apresentado numa performance bem original pela cantora Sandyalê no seu show Um no Enxame, homônimo ao seu primeiro e recém-lançado CD.

IFÁ AFROBEAT- O IFÁ apresenta um repertório inspirado na diversidade musical de matriz africana e sua presença no cenário contemporâneo. Com os ouvidos no mundo, a banda navega pelas rotas sonoras do Atlântico negro, mergulhando no universo do Afrobeat, dub, reggae, funk, e no ritmo do Ijexá, dos blocos afro e afoxés da Bahia, fazendo da sua música um verdadeiro manifesto de afirmação estética e musical.

Com esses elementos sonoros, o IFÁ afirma a importância da música como elo histórico entre as culturas negras da diáspora. Além do repertório autoral, o IFÁ faz releituras de Fela Kuti e Tony Allen, criadores do Afrobeat.

O grupo é formado por músicos/pesquisadores do cenário independente de Salvador, envolvidos desde os anos 90 com diversos artistas e grupos alternativos que circulam na cidade. Entre tantos e diversos gêneros encontrados na paisagem sonora da capital baiana, a sonoridade da banda foi ganhando um resultado singular.


SANDYALÊ- “Um no enxame” é o primeiro álbum de Sandyalê, gravado no Orí Estúdio (Aracaju-SE) e Carranca Estúdio (BA) entre agosto de 2013 e maio de 2014. A sonoridade é bem orgânica, sem o uso de muitos processamentos de áudio ou instrumentos sintetizados. 

No repertório, a artista interpreta canções autorais, como a música de trabalho O Cheiro e a Flor (http://bit.ly/1KtEZrD), e de compositores sergipanos: “Sereia” e “Ana Coqueóis” de Elvis Boamorte, “A Fila” de Rafael Oliva e Marcela Varjão, “Desassossego” de Dudu Prudente e Kadydja Albuquerque, “Taurina” de Dudu Prudente e Guto Carvalho Neto.

Sandyalê nasceu em Aracaju (SE), onde passou a infância e adolescência respirando a brisa acolhedora da praia de Atalaia, cenário característico que inspira artistas da cidade desde a década de 70, ouvindo seu avô cantar baladas do The Platters, Orlando Silva e Nelson Gonçalves. 

| SERVIÇO |
O quê: IFÁ Afrobeat e Sandyalê
Data: 19/12 (sábado)
Onde: Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho
Horário: 19hs
Preço: R$10 (meia-entrada) e R$20 (inteira)
Venda antecipada: Sympla (https://goo.gl/ynudjN) e loja Colomy no Rio Vermelho.

Realização: Ruffo e IFÁ Afrobeat

Nenhum comentário:

Postar um comentário