19 DE AGOSTO (quarta-feira)
BATUCADA
Espetáculo | De Marcelo Evelin/Demolition
Incorporada (PI/Holanda).
Teatro Gregório de Mattos | 19h | R$ 30 (inteira) e
R$ 15 (meia).
“Batucada” é a mais nova criação de
Marcelo Evelin/Demolition Incorporada, concebido para o Kunsten Festival des
Arts, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em
Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estreia internacional em maio de 2014.
“Batucada” se propõe como um acontecimento. O ritmo transita entre a festa e o
protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade
quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos
cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre espectador e artista, e provoca
reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea. Mascarados, os
corpos subversivos batucam panelas, frigideiras e latas numa espécie de desfile
apoteótico e revolucionário.
Serviço:
Local: Teatro Gregório de Mattos
Horário: 21h
Investimento: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
20 DE
AGOSTO (quinta-feira)
LOOPING
Espetáculo
| De Felipe Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA).
O trabalho
estreia no IC9, sua primeiríssima apresentação. “Looping” constitui um estudo do
tempo. O tempo é o da repetição, acumulação, fusão e supressão: ciclos que se
encerram em si mesmos, sobre si mesmos. Movimentos de tensão e distensão da
cultura, cuja paisagem predominante é das festas de largo de Salvador com suas
contradições. A fricção dos elementos presentes nestes arranjos coletivos é
realizada através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços.
Alterações sutis, simples e cadenciadas, gradientes de tonicidade e tensão que
operam permanências e mudanças de densidade. “Looping” é o encontro entre
pensamento sonoro e pensamento coreográfico: overdub Bahia.
Serviço:
Local: (Galeria da Cidade) Teatro Gregório de Mattos
Horário: 17h
Investimento: Gratuito
MONOTONIA
DE APROXIMAÇÃO E FUGA PARA SETE CORPOS
Espetáculo
| Do Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC).
Novo ponto
de acesso à pesquisa continuada em dança do Grupo Cena 11. Um ponto de
convergência das pesquisas anteriores sobre interdependência de opostos e
convívio. Em semelhança, a forma de composição musical denominada Fuga, na
insistência do tempo, entre permanência e mudança, a dança e o mover instauram
um ritual em que para se afirmar o mesmo é preciso ser sempre outro. Som, luz e
movimento são codependentes e autores de um ritual. Ritual performativo de
construção de mundo. “Monotonia de Aproximação e Fuga para Sete Corpos” propõe
que existir pode ser dançar. E essa dança é uma emergência, o que surge das
relações no tempo com o poder de nos revelar novos caminhos e mundos possíveis.
Serviço:
Local: Teatro Gregório de Mattos
Horário: 19h
Investimento: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
21 DE
AGOSTO (sexta-feira)
LOS
MICRÓFONOS
Espetáculo
| De Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol (Espanha).
“Xuxa,
Xuxa, Xuxa! Whitney Houston vai até a Amy Winehouse e diz: Kurt Cobain!”
Em “Los Micrófonos”, Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol mergulham num
universo que nos acompanha 24 horas por dia: o da cultura pop. É uma
coreografia de nomes, títulos de canções e refrões na qual os artistas sugerem
paisagens, memórias pessoais e associações curiosas, por onde o público viaja
criando relações entre os diferentes elementos em cena. Como podemos nos tornar
microfones e amplificar nosso discurso? Como podemos empoderar a cultura pop a
fim de sugerir ritmos, sensações e afetos com potencial para abrir os olhos do
espectador e os ouvidos do ouvinte? O que é ser pop, afinal?
Serviço:
Local:
Teatro Gregório de Mattos
Horário: 19h
Investimento:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
CONECTIVOS
MUSICAIS
LIA LORDELO
CANTA GAL COSTA + LEO FRESSATO CANTA CAZUZA
Show | Com
Lia Lordelo (BA) e Leo Fressato (PR).
Lia Lordelo
| Concebido pela performer Lia Lordelo, o estilista Alexandre Guimarães e
o artista gráfico Vicente Queiroz, a releitura do álbum “Índia” (1973), de Gal
Costa, reúne também os músicos Livia Nery e Maurício Pedrão. O show foi
indicado a três categorias do Prêmio Caymmi de Música 2015.
Leo
Fressato | Pela primeira vez em Salvador, apresentando um show inédito
montado como um desafio proposto pelo IC9, o músico Leo Fressato usa seu timbre
similar ao grande ídolo Cazuza para releitura de seu emblemático álbum
“Ideologia” (1988). O repertório se completa com canções autorais, como o
grande sucesso “Oração”, gravado pela Banda Mais Bonita da Cidade.
Serviço:
Local:
Teatro Gregório de Mattos
Horário: 21h
Investimento:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
22 DE
AGOSTO (sábado)
DESASTRO
Espetáculo
| De Neto Machado (BA/PR).
A trilha
sonora é ponto de partida e questão fundamental desta peça: uma única música de
David Bowie, “Space Oddity”, inspira o roteiro e dá o tom de todo o espetáculo,
em variadas versões – de orquestra até um inédito tecnobrega. Com
efeitos especiais de uma ficção científica protagonizada por super-amigos,
cúmplices dos poderes de transgredir suas percepções, “Desastro” é um
espetáculo de arte contemporânea para pré-adolescentes e adolescentes. É dança,
mas não exatamente uma coreografia com passos no ritmo da música; é teatro, mas
sem uma história com início, meio e fim; é um concerto de rock’n roll, mas sem
banda nem cantor.
Serviço:
Local:
Teatro Gregório de Mattos
Horário: 16h
Investimento:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
ASCESA
& CADUTA
Espetáculo
| De Kinkaleri | Com Marco Mazzoni (Itália).
“Aufstieg
und Fall der Stadt Mahagonny” (Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny) é a
obra-prima que conecta o autor teatral Bertolt Brecht com o músico Kurt Weill,
ambos alemães, no final dos anos 1920. Kinkaleri transforma isto numa ópera,
mas se engana quem acha que vai encontrar uma peça clássica. Tomando vida pelas
mãos de um único ator, num show de um homem só, o ‘elenco’ inclui o E.T., do
filme de Steven Spielberg, e o Zé Colmeia, além de dezenas de bonecos que ficam
espalhados numa mesa.
Serviço:
Local:
Teatro Gregório de Mattos
Horário: 19h
Investimento:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
23 DE
AGOSTO (domingo)
E POR QUE
JOHN CAGE?
Espetáculo
| De Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol (Espanha).
Jorge e
Guillem se submergem num exercício de compartilhamento. Tomando a peça como a
coisa em jogo, eles trabalham com os atores baianos Daniel Farias e Talis
Castro, na primeira versão brasileira do espetáculo, montada para/pelo IC9. “E
Por Que John Cage?” é uma peça conversacional acerca de que fazer. Nesta
conversa, surgem aspectos como relação, política, controle,
amor, inspiração e obsessão. Enquanto jogam com a linguagem e seus
significados, desconstroem frases, orações e palavras, e as transformam em som,
movimento e coreografia.
Serviço:
Local:
Teatro Gregório de Mattos
Horário: 19h
Investimento:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
INSTRUÇÕES
DE ESCUTA E MAQUINÁRIO
Espetáculo
| Pedro Filho Amorim (BA) e O Grivo (MG).
Em
“Instruções de Escuta”, Pedro Filho Amorim apresenta um trabalho de criação
particular de música interna, que se relaciona de forma individual com cada
pessoa, de maneira que, embora haja um espetáculo de regência, não há público,
já que a música é feita por todos, mas idealmente compartilhada por ninguém. Em
“Maquinário”, O Grivo mostra sua busca por “novos” sons e por possibilidades
diferentes de orquestração e montagem. Eles pesquisam fontes sonoras acústicas
e eletrônicas, com a construção de máquinas e mecanismos sonoros, e com a
utilização, não convencional, de instrumentos musicais tradicionais.
Serviço:
Local:
Teatro Gregório de Mattos
Horário: 19h
Investimento:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
19 A 23 DE
AGOSTO (quarta a domingo)
PITÉU_COZINHAFETIVA
Gastronomia
| De Kátia Najara (BA).
Primeira
investida na arte gastronômica da história do IC, o Pitéu_Cozinhafetiva vai
funcionar, além de refeitório dos artistas participantes, também como ambiente
de convívio, aberto ao grande público, com cardápio feito especialmente para o
evento e em meio a uma
ambientação artística e sonora montada para este desafio.
Serviço:
Serviço:
Local: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (1º andar)
Horário: 12h às 22h
Investimento: Preços conforme cardápio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário