Elenco do Espetáculo “Lenda das Yabás” temporada 2015.6
Através das lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá o espetáculo Lenda das Yabás trás a tona a ancestralidade da cultura Afro valorizando a oralidade das personagens trazendo os orixás em forma humana. O Espetáculo Lenda das Yabás, que permaneceu em cartaz por dois ininterruptos anos, traz os Orixás em forma humana e sua dramaturgia valoriza a oralidade das personagens que instauram diálogos e ações entre si. O fenótipo também é algo que se destaca na encenação que tem texto e direção de Fábio S. Tavares (Escombros, Benedita, Fogueira) e apresenta a história da ancestralidade da cultura afro-brasileira utilizando-se das lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá descrevendo a fúria de um Deus (Olorum) que age de acordo com suas emoções. Ao longo das suas temporadas o espetáculo participou de importantes projetos como o Aldeia SESC, Pelourinho Cultural, Espicha Verão entre outros.
Entrelaçando os contos dessas divindades, o elenco da CTTB estimula o público a conhecer uma história intensa oferecendo diálogos diretos criados com o intuito de humanizar as personagens centrais e visando captar a atenção absoluta do espectador quase transpondo-os para a encenação. O Texto, que tem uma construção narrativa, cenários e figurinos artesanais, conta a lenda das Yabás passando ainda por outros Orixás como Exu, Xangô, Ogum, Omolu e Oxalá, os quais têm sub-contos dramatizados com a intenção de levar ao público um conhecimento sobre as lendas desses orixás sem desrespeitar o conceito de cada um deles.
A história contada pelos atores da Companhia de Teatro Terra Brasilis se localiza num passado e tempo indefinidos onde revoltado com a destruição e discórdias que os homens vêm causando a aiê (Terra) Olorum infertiliza as mulheres (as Yabás) e prende a chuva para que a terra fique seca causando a extinção da raça humana. Exu, que consegue chegar a Olorum tornando-se guardião do segredo que poderá salvar os homens e a Terra da destruição aproveitando-se da situação e ao longo de toda história causa diversas armadilhas buscando a vingança pelo mau que os homens lhe causaram exigindo festa e comida para revelar o segredo até que Oxalá vem ao reino de Xangô para selar a paz entre Olorum e os homens transformando-os em orixás e conscientizando os Seres que ali antes viviam sem valorizar o que lhes é dado de
forma generosa pelo Deus Maior frisando que todo ser vivo possui uma parcela divina sendo capaz de se conectar com Deus com base nas suas energias e ações emitidas.
forma generosa pelo Deus Maior frisando que todo ser vivo possui uma parcela divina sendo capaz de se conectar com Deus com base nas suas energias e ações emitidas.
SERVIÇO:
Local: Teatro
XVIII (Ladeira de São Miguel, 18 - Pelourinho Salvador – BA).
Datas da Temporada: 05, 12, 19 e 26 de Setembro/2015
– Aos sábados
Horário: As 19h30
Horário: As 19h30
Acesso: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (Meia)
Informações: 71 3328.
3628/ 3018.7122/ 3018.7122
Nenhum comentário:
Postar um comentário