quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mostra Artes do Engenho movimenta o Novembro Negro no Solar


O evento acontece entre os dias 17 a 22 de novembro, em Comemoração ao Mês da Consciência Negra 



No mês em que os espaços culturais administrados pela Secretaria De Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) comemoram o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Mostra Artes do Engenho movimenta o Solar, entre os dias 17 a 22, com uma programação multicultural para divulgar os trabalhos dos artistas e grupos culturais do Engenho Velho de Brotas.

Para a Coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, a proposta da Mostra é difundir o trabalho de artistas e coletivos locais.  “Nesse mês, nada melhor que agregar os artistas de um dos bairros mais negros de Salvador atrelada a uma programação de novembro voltada para a cultura negra”, diz Simone.

O grupo Vozes do Engenho abre a mostra, com o Show Ancestralidade, se apresentando no dia 17, às 19h, no palco do foyer. O show traz um repertório recheado de canções que reverenciam a identidade brasileira, enaltecendo nossas raízes africanas e indígenas, num mergulho em um universo espiritual. A apresentação é voltada para todas as idades e o público pagará quanto puder.

Para os amantes da dança, no dia 19, acontece mais uma edição da Mostra de Dança Solar Boa Dança Convida, às 15h30, com entrada gratuita. Na apresentação, os alunos do projeto, iniciado em abril deste ano, irão apresentar pequenas coreografias, em parceria com o Balé Teatro Castro Alves.

Já no dia 20, a partir das 19h, é a vez do teatro ocupar o Solar com o Grupusina de Teatro, que apresenta o Usina Griô, onde os atores se revezam contando histórias que abordam aspectos da ancestralidade africana e indígena, seu legado na sociedade brasileira, se inspirandona tradição da narrativa oral para pessoas de todas as idades. A apresentação é gratuita.

As manifestações da cultura popular não poderiam ficar de fora da mostra. No dia 21, às 14h, acontece o Gingando e Aprendendo, com batizado e troca de graduações de capoeira infantil, com os grupos do Projeto de Capoeira Esquiva e da Associação Solaris. Durante o encontro acontecerão apresentações de capoeira, maculelê, puxada de rede e samba de roda, com a participação dos alunos dos projetos. O encontro é gratuito e com classificação livre.

Para encerrar a programação, no dia 22, acontece o Concurso Musa Negra, a partir das 13h. O concurso busca movimentar a comunidade negra no que diz respeito à afirmação e valorização da sua cultura, trazendo temáticas de conscientização social. O evento terá ingressos a preços populares, no valor de R$2. 

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org


Mais informações:
Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas. Tel: 3116-2000
Fanpage: Cine Teatro Solar Boa Vista
Twitter: @SolarBoaVista

Nenhum comentário:

Postar um comentário