quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Juliana Ribeiro revive a obra de Ary Barroso em espetáculo voz, piano e percussão


  Ao lado do ator, diretor e pianista Fernando Marinho, a artista homenageia esse grande compositor brasileiro, imortalizado pelos seus sambas


“Na Batucada da Vida” é o nome do novo show da cantora, compositora e pesquisadora Juliana Ribeiro, uma homenagem declarada à obra de um dos maiores compositores brasileiros: Ary Barroso. Para o vôo musical, ela escolheu o gabaritado ator/diretor e pianista clássico Fernando Marinho. Juntos, eles sobem ao palco do Teatro Gregório de Matos nos próximos dias 25 de outubro e 2 de dezembro, às 19:30 horas. A direção do espetáculo também leva a assinatura de Fernando Marinho.



É a primeira vez que Juliana Ribeiro assume uma interpretação no formato voz, piano e percussão, esta última executada por ela mesma.  “Montar um espetáculo piano e voz traz à tona a relação de Ary Barroso com este instrumento desde a sua tenra infância. Por mais que tocasse flauta, violão e percussão, suas composições nasceram da sua relação com o piano”, relembra ela.

A inspiração para este atual trabalho nasceu do encantamento com a canção “Pra machucar meu coração” (1943), que impactou Juliana em 2005, quando ainda estudava na UNICAMP/SP. De lá para cá a vontade de montar um show homenageando Ary Barroso só ganhou força, até encontrar o ator/pianista Fernando Marinho, que aceitou o convite de imediato.

A diversidade da obra deste compositor mineiro, que amava a Bahia e morava no Rio de Janeiro, é um dos pontos fortes do show, que trará suas modas de viola, cantigas de roça, marchinhas carnavalescas, valsas, xotes, maxixes e, é claro, seus sambas-exaltação.

A proposta de “Na Batucada da Vida” é fazer releituras contemporâneas do cancioneiro de Ary. “Nossa ideia é reinterpretar a obra de Ary com base nas nossas vivências, no que a cidade nos oferece. Os arranjos trazem o samba urbano, a salsa e até a sofrência num canto de arrocha”, revela a artista, feliz com o resultado.

No repertório, o público poderá apreciar “Rancho Fundo”(1931) parceria com Lamartine Babo,  o bolero “Risque” (1952) , o teatro de revista  “ Boneca de Pixe” (1938), além das antológicas “Aquarela do Brasil”(1939) e “Sandália de Prata”(1941), que criaram o sub-gênero samba-exaltação, internacionalizando o nome do Brasil através da canção.

Uma cuidadosa pesquisa cria um pano de fundo histórico para o show, com dados pitorescos da vida do Ary Barroso. Além da discografia, casos interessantes da vida de Ary, como seu trabalho de locutor esportivo e apresentador polêmico de programas de calouros, são trazidos ao palco por Juliana. As histórias inspiram performances e duetos teatrais, reservando boas surpresas para a plateia.

Não à toa o Teatro Gregório de Mattos foi escolhido. Está localizado na Baixa dos Sapateiros, imortalizada por Ary Barroso na canção “Baixa dos Sapateiros” ( 1938), que compõe o repertório.

A temporada inicial será de dois shows: 25 de novembro, marcando o mês da consciência negra, e 2 de dezembro, Dia do Samba. “Esta é uma das histórias que estarão no show. Ary Barroso vem pela primeira vez a Salvador no dia 2 e dezembro. O fato foi tão impactante para a comunidade local que acabou virando Projeto de Lei e inspirando a criação do Dia Nacional do Samba, comemorado oficialmente hoje em todo o Brasil”, conta a artista.

O espetáculo também tem cunho social. Quem doar um quilo de alimento na compra do ingresso, irá pagar a metade do valor do ingresso e ajudar instituições de caridade.

I SERVIÇO I
SHOW: “Na Batucada da Vida” - Juliana Ribeiro e  Fernando Marinho  interpretam Ary Barroso em voz, piano e percussão
QUANDO: dias 25/11 e 02/12
HORÁRIO: 19h30 
ONDE: Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves (Ao lado do cine Glauber Rocha)
INGRESSO: R$ 20 (meia) - Mediante carteira estudantil ou doação de um quilo de alimento não perecível // R$ 40 (inteira) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário