quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Salvador recebe ícone da velha guarda do samba, Mestre Wilson Moreira


Cantor e compositor carioca é um dos maiores representantes vivos do samba tradicional hoje no Brasil e faz show convidado pelo Grupo Botequim 

Compositor dos clássicos Goiabada CascãoCoisa da AntigaCandongueiro e muitos outros sambas conhecidos do grande público, Mestre Wilson Moreira será o convidado do Grupo Botequim no próximo dia 13 de novembro (sexta-feira), às 21 horas, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. O evento terá preço único de R$15.

A visita a Salvador desse ilustre carioca de Realengo, considerado um dos grandes patrimônios vivos do samba, é fruto do desejo dos músicos do Grupo Botequim de reverenciar a obra deste importante compositor brasileiro. Wilson Moreira é referência absoluta no que se refere ao samba e suas vertentes, como ijexá, jongo e partido-alto, tendo sido gravado, nas últimas décadas, por muitos intérpretes de peso como Clara Nunes, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. 


Aos 78 anos e com uma disposição artística equivalente ao vigor da sua obra, Mestre Wilson irá se apresentar acompanhado do Grupo Botequim na promessa de uma noite de deleite para os amantes do samba. No repertório, canções consagradas de autoria dele, como Senhora Liberdade (em parceria com Nei Lopes), Judia de Mim (em parceria com Zeca Pagodinho) e Formiga Miúda (em parceria com Sérgio Fonseca).

Sinônimo de “casa” cheia na agenda cultural de Salvador e com uma trajetória ascendente desde que foi criado em 2006, o Grupo Botequim estará em festa na noite do show. Artista inspirador entre seus músicos, o convidado assina muitas das canções que não podem faltar nas animadas rodas que o grupo tem feito em diversos locais da cidade.

“Muito além da nossa satisfação pessoal, a importância de receber Wilson Moreira está em oferecer ao público de Salvador a possibilidade de ter contato com um dos maiores representantes vivos do samba tradicional hoje no Brasil, uma vez que nossa cidade é carente em receber esses representantes da velha guarda do samba, pouquíssimos vêm aqui, quando muito no Carnaval”, comenta o músico e compositor Pedrão, violão e voz do Grupo Botequim.

No meio da roda durante o show, com sua voz e gingado carioca, vai ficar mais fácil, segundo Pedrão, de o público perceber porque a obra de Wilson Moreira é tão admirada no universo do samba. “Sobretudo por ele ser, além de um grande compositor, um intérprete maravilhoso, e uma pessoa especial e generosa”, acrescenta.

Entre os grandes nomes da música brasileira já gravaram canções de Mestre Wilson estão também Elizete Cardoso, Candeia, Alcione, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Evandro Mesquita, Jovelina Pérola Negra, Zélia Duncan, Djavan, Sandra de Sá, Dudu Nobre, Leny Andrade, Elza Soares, entre muitos outros.

GRUPO BOTEQUIM - O Grupo Botequim foi fundado em 2006, por músicos com vivência no universo do samba, e tem sua pesquisa musical voltada para o samba tradicional do Brasil. Destaque na cena musical da cidade, o grupo atrai sempre um grande público cativo em diversos formatos de apresentações, seja rodas de samba, shows em homenagem a grandes sambistas, participações e produções independentes de projetos culturais e eventos. Além disso, o Grupo Botequim já realizou turnês no exterior, apresentando-se em Portugal, Alemanha e França, e em cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo.


Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Gabriel Marques (violão 7 cordas), Natan Maurício (surdo), Everton Marco (percussão e voz) e Érica Sá (pandeiro).

O show em que o Grupo Botequim recebe Mestre Wilson Moreira tem apoio das empresas APJ Imóveis, Bella Terra Viagens e Turismo e Lupa Aluguel de Carros.

SERVIÇO:
Grupo Botequim convida Mestre Wilson Moreira
Data: 13/11 (sexta-feira)
Horário: 21h
Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo -: Largo Santo Antônio Além do Carmo
Ingressos: R$15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário